Quem somos

Somos o Movimento Reencantando a Palavra que nasce da vontade consciente de cultivar o que em nós é o genuinamente humano: a palavra, a voz humana. Nosso movimento forma um espaço que tem como seu centro o ser da palavra. Buscamos caminhos de cultivo do humano através da conscientização de uma fala com nexo, veracidade e beleza: uma palavra reencantada.

Queremos aprender, juntos, sobre a riqueza e a potência da palavra que transborda de coração para coração. Queremos encorajar a criatividade com festivais de poemas, contos e estudos relacionados a palavra, ao som, ao silêncio, ao ouvir acolhedor, ao gesto ligado à palavra e ao modo como nos expressamos ao falar. Queremos, juntos, estudar e compartilhar os tesouros de sabedoria das diversas culturas humanas

 

Ana Maria Zinsly Calmon: formação em Filosofia e Ciência da Religião. Atuou como professora Waldorf na Educação Infantil, como professora de classe no Ensino Fundamental e como professora de Filosofia e Religiosidade no Ensino Médio.

 

Dieter Pfister: nascido em Zurique, Suíça, é coach biográfico, terapeuta de casal e pedagogo social. Formado em pedagogia terapêutica, terapia familiar sistêmica e biografia humana a luz da antroposofia. Cofundador da Demétria, projeto sociocultural e agrícola em Botucatu-SP. Ampla experiência em processos sociais, comunicação colaborativa, gestão de conflitos e empreendedorismo.

 

João Pedro: é artista social com formação em Filosofia, Direito e Pedagogia Waldorf. Fez cursos em Arte da Fala, Teatro e Estética do Oprimido, Gestão de Escolas Waldorfs, Guerreiro Sem Armas pelo Instituto Elos. É membro da Escola do Altruísmo. Trabalha como professor Waldorf há 10 anos. Atualmente é professor de Filosofia e Sociologia na Escola Novalis. Entre outras aventuras investigativas também pesquisa como se dá a entrada da criança na vida jovem e adulta; a vida de organismos sociais e diálogos saudáveis, formação de grupos, autodesenvolvimento e também Direitos Humanos.

Marilise de Andrade Paraizo: Médica – trabalha em consultório com reabilitação neurofuncional e neurologia do comportamento (ampliadas pela antroposofia), biografia e quirofonética. Tem especialização em distúrbios da comunicação humana e neurologia clínica, mestrado em Saúde (tema neuropsicologia). Sócia Benemérita da Associação Comunitária Monte Azul e membro da Aliança  pela Infância.

 

Ute Elsa Ludovike Craemer é fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e da Aliança pela Infância no Brasil. Criou o Fórum pela Humanização do Social e co-criou o movimento de brasilidade Pindorama. É palestrante internacional e escreveu vários livros sobre assuntos pedagógicos e sociais em português e alemão. Atualmente realiza pesquisas sociais e está participando de um projeto de mestrado em parceria com a Ruskin Mill Trust (www.rmt.org), na Inglaterra, com o tema “Humanizing community impulse”.

 

 

Valéria Schwarz: pianista e professora de música. Atua como pianista correpetidora nas aulas de Euritmia. Cursando Pedagogia Curativa no Centro de Formação Sergei Prokovieff.

 

 

 

Vitor de Mello Caffaro: Músico com formaçãoem composição musical. Professor de classe do ensino fundamental na escola Livre Sofia. Cursando Pós-Graduação em Artes na Faculdade Rudolf Steiner. Ilustrador e compositor das músicas do livro: A menina, o tempo, o mundo. Formação em Arte da Fala.

 

Nossa Missão

  • Cultivar a beleza da palavra na sua diversidade como expressão genuinamente humana;
  • Incentivar a voz humana viva;
  • Criar encontro virtuais e presenciais de seres humanos por meio das artes.

Nossos Valores:

  • Respeitar a dignidade humana de cada indivíduo;
  • Expressar-se com verdade. Abster-se de mentir e falar em vão, de usar palavras ásperas ou caluniosas. Falar a verdade, com brandura. Ter uma fala construtiva, harmoniosa, conciliadora;
  • Encorajar a criatividade humana.

Nossa Visão

  • Equilibrar o uso das tecnologias com criatividade própria;
  • Participar de congressos e outros como Movimento Reencantando a Palavra;
  • Promover festival de poemas e de contos, oficinas de criação e fóruns de diálogos sobre o valor da fala humana..